Usufruto de demônios - um livro síntese
Por Krishnamurti Góes dos Anjos (*)
Em
resenhas anteriores tivemos a oportunidade de salientar certa característica do
gênero literário conhecido como conto. São fragmentos de vida. Daí resulta,
quando em mãos hábeis, a emergência de um caráter lírico proveniente da força
do fragmento. Júlio Cortázar (1914-1984), endossa tal afirmativa, e explica bem
o recorte que os contistas podem e devem realizar: ao escolher e limitar uma
imagem ou um acontecimento que sejam significativos, e que não só valham por si
mesmos, podem causar mais facilmente nos leitores uma espécie de abertura, de
fermento que projete a inteligência e a sensibilidade em direção a algo que vai
muito além do argumento visual ou literário contido no conto.
Quanto
à forma que o gênero vem assumindo na atualidade, constatamos verdadeira busca
pela síntese, reflexo por certo, de nossa era marcada pelo esfacelamento,
fragmentação, velocidade e intensidade. Surgem daí vertentes narrativas que
enveredam pelo que ainda difusamente denominamos de mini, micro ou nanoconto.
Formas diminutas de ficções as quais, um dos grandes estudiosos da narrativa
curta hoje, no Brasil, o professor Rauer Ribeiro Rodrigues molda uma teoria
interessante partindo de uma premissa exata: um texto, qualquer texto, até por
etimologia, é uma trama, uma rede, uma teia, uma tela, um entrelaçamento de
informações linguísticas. O nó dramático é constituído nos encontros de dois
fios da tecitura que o texto tece. E o gênero é, sem dúvida, excelente
instrumento, devido a sua ampla capacidade de transformação. O mesmo estudioso
acrescenta ainda, que alguns escritores andam empenhados em fazer com que o encontro
dos fios do tecido textual se configure afinal num bordado sem falhas e sem
nódulos, sem “tropicões” textuais. Busca-se a frase que contenha diversos nós
dramáticos, com os termos se modificando ou acrescentando significados entre
si. A narrativa se realiza sob o primado da ação, do enredo enredado, das ações
articuladas na tecitura com os nós e os “vazios” constituindo signos, gerando
significados, texto e discurso. O nó dramático é, pois, o movimento narrativo,
é o criador do efeito de narrativa, é a figura textual que engendra a
narratividade.
A
leitura do novo livro de contos do escritor e crítico literário Whisner Fraga,
“Usufruto dos demônios”, é obra especial nesse sentido. Lançado em formato de
livro de bolso (11 x 17 cm), pela Ofícios Terrestre Edições em maio p.p., nos
revela um escritor maduro, com pleno domínio da palavra e das técnicas de
ficção. O que a princípio poderia aparentar uma reunião despretensiosa e
aleatória de fragmentos, pequenas narrativas, estilhaços de prosas poéticas,
paródias de minicontos, de vazios, acaba por contribuir – intencionalmente
lógico –, para que tenhamos a exata medida da barafunda existencial em que
estamos metidos. Sendo mais claro. O
autor modela cuidadosamente seus pensamentos em ficções de um realismo sem
disfarces, um realismo cegante na glorificação do real em sua maior crueza,
para acomodar seus incidentes; tendo concebido, um certo efeito único ou
singular a ser trabalhado, ele então inventa incidentes, combina eventos de
forma que eles o auxiliem a estabelecer o efeito preconcebido.
O
propósito de refletir sobre a pandemia que ceifou milhares de vida no Brasil e
no mundo, que pode parecer ao leitor desavisado o objetivo central do autor,
cai por terra entretanto. Melhor, frutifica outras importantes sementes de
percepção. Essenciais, fulcrais podemos acrescentar. Voltemos ao título da
obra. “Usufruto de demônios.” Afinal o que
vem a ser “usufruto”? A terminologia jurídica nos diz que é o direito conferido
a alguém, durante certo tempo, de gozar ou fruir de um bem cuja propriedade
pertence a outrem. Aquilo que se pode desfrutar para que, por certo tempo, de
forma inalienável e impenhorável, possa usufruir da coisa alheia como se fosse
sua, contanto que não lhe altere a substância ou o destino, se obrigando a
zelar pela sua integridade e conservação. E demônios, como sabemos todos, não
respeitam exigências de não alterar substâncias ou destinos. Jamais zelam por
“integridades e conservações”.
Fraga
alimentou e bem nutriu a ambição de escrever algo mais além do específico
temático que orbita a questão pandêmica, como bem entendeu Gabriel Morais
Medeiros que assina o interessantíssimo posfácio à obra. Em “Usufruto de
demônios”, assistimos a nossa própria desordem moral e física ante a
aparecimento e transmissão do vírus da covid, é verdade. Mas não é só isso. Há
como que uma sondagem para além desse fato isolado a nos mostrar que nossa
infeliz problemática enquanto povo, enquanto estado, e nação tem sido um
desastre sem freios. Onde o brasileiro cordial após a leitura de um conto como:
“aparar as árvores, na pandemia”? “as copas avançam
pelo terreno, as folhas apodrecidas revestem o ladrilho e ele volta com o
facão, para resolver o problema” e substituir por “determinado: o tronco
pertence à casa ao lado, o muro deixava isso claro: o ipê, portanto, não é dele
e o ideal seria pedir autorização para a poda, mas um ano aguentando essa
sujeira não fez dele um homemmelhor: da escada, enquanto derruba o terceiro
galho e enxuga a testa com as costas da mão, ouve os passos agitados do
vizinho, em seguida uns gritos afrontando os parâmetros da boa convivência, e,
pior: vinha sem máscara: devia estar preparado, ainda que normalmente não
fossem violentos.” P.16.
Diante
das escolhas do autor quedamo-nos perplexos. A temática abordada de sutil
angulação quanto ao enfoque, revela nossa impiedade (vide o texto “a velha no
canto”), o nosso desamor (você não faz mais parte dessa família), a
indiferença ou a maldade deliberada (pureza), ao lado de textos de um
lirismo comovente como acontece em “profilaxia de muros” e “duelo”. O autor mira a sua pena precisamente para o
que é o Brasil. Quem somos nós afinal? Onde estão e moram os nossos demônios?
ele
chegará – “o medo atocaia meus passos, que esmiuçam
a fuga, os postes na rua balbuciam a claridade impetuosa: inútil clareira a
realçar o breu, eles não aceitam a existência do medo, mas trancam as portas,
os dedos sapateiam ferozmente sobre a tela do celular, propagando mentiras, o
temor entra, liga a tv, senta no sofá e bebe uma cerveja, eles compreendem o
preço dos produtos, e o medo é mercadoria também, não me enganem não me
convençam que a desordem prevalecerá, não me arranquem o medo e o substituam
por uma arma, em nome do direito dos costumes, da fé, imploram a mediação da
bala: tenho medo, e ele pode gestar um impulso em direção ao ataque.” P.
48.
Nada
escapa ao crivo do autor. A desorganização social, a decadência e a desilusão
que marcam as relações amorosas, o devir histórico e o funcionamento do corpo
social, falido, ou por outra, as relações de força e violência destrutiva que
organizam o tecido social brasileiro do presente: nunca se sabe como um
assalto pode terminar – “ele imagina: graças a deus, graças a deus,
me safei dessa, estou em casa com a esposa, com a filha, graças a deus estamos
abraçados esperando a novela começar, mas o revólver ainda está apontando para
a testa dele e não descobre o que fazer com o moleque ordenando o dinheiro, o
celular, o relógio, ou hoje é o seu dia de morrer, rápido ou aperto o gatilho.”
P. 63.
Os
textos urram as agruras de nossa sociedade na qual imperam as muitas formas de
exclusão e desencontro. As criaturas de Fraga são seres humanos comuns, cujos
dramas não interessam especialmente a ninguém, mas que, tomados na perspectiva
panorâmica e vertiginosa em que se apresentam, dizem algo acerca da
precarização de nossa experiência contemporânea. Nossos demônios estão por toda
parte a eleger o sofrimento e a miséria física e moral como um fatalismo cego,
um “não há por onde ser diferente”. Perfeita tradução de uma civilização que
lança mão da barbárie para a própria manutenção.
Essas
vias de análise do autor nos fazem lembrar muito o célebre texto de Bertold
Brecht (1898-1956): “Há muitas maneiras de matar uma pessoa. Cravando um
punhal, tirando o pão, não tratando sua doença, condenando à miséria, fazendo
trabalhar até arrebentar, impelindo ao suicídio, enviando para a guerra, etc.
Só a primeira é proibida pelo Estado.” As demais, e há muitas e muitas outras
formas, derivam de outros fatores, nomeadamente do modelo capitalista predador,
destruidor e genocida que adotamos: cuidado com o embrulho na calçada
– “o policial ergue os braços para cumprimentar os colegas na viatura, os
mendigos revoam, alarmados(homens em situação de rua, corrigirão os militantes
de coletes laranjas, que aportam depois de removido o corpo): eles retornam,
passos miúdos, ariscos, abaixam os pesares até o contorno do amigo sob a manta
térmica, a assepsia metálica blindando a indigência, ele não brindará mais a
afeição que nunca lhe negou um gole nem o amor picando a veia num enlace
fraternal, enquanto ninguém tem coragem de perguntar quem velará o companheiro
quando o levarem.” P. 24.
Em
ano de eleições como o que estamos, e para além dessa polarização infantil de
direitas e esquerdas que assistimos hoje no País, (a essa altura ninguém mais
acerta definir o que é isso ou aquilo), nossos demônios continuam instilando o
ódio de classes, o ódio de gêneros, o ódio de raças e tudo que via ódio,
divida-nos cada vez mais e mais. E seguimos endeusando a Economia, o tal do
Mercado, a produção, o lucro. Aqueles que produzem as riquezas são descartáveis
já que há mão de obra em excesso, sem preparo e disponível. Essa a logica
(i)logica do nosso capitalismo. Leia-se especialmente o conto “você não
precisa explicar nada”. Nosso passivo social é imenso, com ou sem pandemia.
Para onde vai um país no qual 1% da população concentra 50% da riqueza nacional?
Como deter a fúria demoníaca dos exploradores de toda sorte? Como abater a
ditadura da mídia, a ditadura do latifúndio, o pensamento único fascista?
Grassa no país a impunidade! Essa mesma que despreza Constituição, leis, tudo. Nossa
verdadeira pandemia, não surgiu com a Covid, mora diabolicamente entranhada em
nós há séculos!
O
que salta à vista nesse mosaico de desatinos apresentado pelo autor de
“Usufruto de demônios” é o homem jogado em um verdadeiro tormento em vida. É o
inalterável cotidiano de um país, onde as roubalheiras, os desacertos, e
retrocessos desse nosso eterno desnorteio faz parecer que o Brasil é um imenso
inferno a céu aberto. O inesgotável repertório de derrotas vem trazendo até aos
nossos dias a mais completa falência dos valores humanos. Com ou sem pandemia,
o quadro não se altera.
De muitas formas, sutis ou escancaradas, o autor mostra como atua e como se reproduz em nosso caráter a intolerância, o racismo, a desonestidade e o terror físico e psicológico; características que oprimem nosso semelhante, criando, pela desigualdade, diferenças arbitrárias e, justificando-as como naturais à vida em sociedade. calafrio binário – “conferiram as equações, os dados, os algoritmos e constataram o fim: sei que você suspeita disso, após tanta carnificina que presenciamos do sofá, entre um comercial e outro, e é arriscado confiar em vírgulas, sinais, operadores, ainda mais diante deste vírus ardiloso: um erro seria trágico, viria a temível sétima onda, helena: vamos sair, ainda com máscara, claro: eles garantem, a vacina é eficaz: sei, você vai argumentar que nem quando precisou desesperadamente de tratamentos, de médicos, de hospitais, deixou o apartamento, mas a situação é outra, agora estamos autorizados, há um decreto, há uma urgência, eu sei, você não pode, mas tinha de lhe perguntar, sempre foi assim, decidimos tudo juntos: me desculpe, mas eu vou aproveitar esse dia que sangra o medo: torça por mim.” P. 41.
A leitura de um livro incisivo assim, pode transmitir ao leitor a impressão de estar diante de um escritor que do fundo de seu desencanto e, ante o rigor que usa na caracterização das monstruosidades humanas, abriga um cético completamente descrente da redenção. Um sujeito que se desiludiu profundamente com a humanidade. Não creio. Por duas razões: a primeira de lógica elemntar. Se assim o fosse, não teria escrito 12 livros até aqui. E a segunda, que vem se tornando espécie de marca registrada sua. O leitor mais atento há de notar que em vários de seus contos, aparece uma certa personagem. Helena. Ela quase não fala, pouco dialoga, mas está sempre ali, ouvindo atenta o que o narrador vai sugerindo. Cumpre lembrar que o autor tem uma filha menor que se chama Helena. E fica-nos, ante tal revelação, uma certeza. Quanta e imensa esperança mora num autor que urde suas ficções e escapa de volta para a realidade da própria vida a estimular, persuadir, e atiçar a própria filha. Incansável, ele alerta e orienta sua descendência direta quanto aos abismos que cercam a existência, mostra como contorná-los. Não há, verdadeiramente, maior sinal de esperança na posteridade do que este, dentro e fora da Literatura.
Em tempo: O autor mantém um canal no YouTube, onde comenta livros e autores que estão sendo editados no Brasil atualmente. Presta sua inestimável contribuição à cultura brasileira. Dá um exemplo, portanto. O endereço é:
https://www.youtube.com/c/acontecenoslivros
Livro:
“Usufruto de demônios”, Contos de Whisner Fraga – Ofícios Terrestres Edições – Campinas
– SP – 2022, 88 p. - ISBN: 978-65-88777-16-9. Links para compra e pronto envio:
https://www.facebook.com/whisner.fraga e https://whisnerfraga.com.br/
(*) Krishnamurti Góes dos Anjos tem publicados os livros: Il Crime dei Caminho Novo – Romance Histórico, Gato de Telhado – Contos, Um Novo Século – Contos, Embriagado Intelecto e outros contos, Doze Contos & meio Poema e À flor da pele – Contos. Participou de 30 Coletâneas e antologias, algumas resultantes de Prêmios Literários. Há textos seus publicados em revistas no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Panamá, México e Espanha. Seu último romance publicado pela editora portuguesa Chiado – O Touro do rebanho – Romance histórico, obteve o primeiro lugar no Concurso Internacional - Prêmio José de Alencar, da União Brasileira de Escritores UBE/RJ em 2014, na categoria Romance. Colabora regularmente com resenhas, contos e ensaios em diversos sites e publicações. Atuando com a crítica literária, resenhou mais de 300 obras de literatura brasileira contemporânea veiculadas em diversos jornais, revistas e sites literários.
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